Marineide Marques, de Barcelona*
Anúncios de uma série de empresas deram clara vantagem ao LTE na batalha rumo à quarta geração
O Mobile World Congress termina nesta quinta-feira, 19, em Barcelona com uma clara vantagem da tecnologia LTE (long term evolution) sobre o WiMAX. Se no ano passado ambos rivalizavam, - quando o LTE ainda estava no power point e o WIMAX já tinha algumas redes em operação - , esse ano o primeiro saiu disparado na frente, deixando o concorrente muito à sombra das discussões no maior encontro mundial da tecnologia móvel.
A grande notícia para o LTE foi anúncio feito na quarta-feira pela Verizon, que elegeu Ericsson e Alcatel-Lucent como fornecedoras da rede que operadora espera lançar comercialmente em 2010. Com isso, a maior operadora móvel dos Estados Unidos se antecipa à China Mobile e à Vodafone, as duas outras gigantes que também já anunciaram que estão do lado do LTE.
Mas Barcelona viu muitos outros indícios de que o LTE está levando a melhor na batalha rumo à quarta geração frente ao WiMAX. A Motorola levou uma plataforma LTE para demonstrações ao vivo pelas ruas de Barcelona. A Huawei apresentou o que a empresa assegura ser a primeira solução unificada FDD/TDD (frequency-division duplex & time-division duplex) do mundo. O vendor chinês já havia anunciado em janeiro seu primeiro contrato de implantação comercial da tecnologia LTE com a TeliaSonera. A Nokia Siemens montou uma demo de LTE no seu estande, com interoperabilidade com um terminal com chip da Qualcomm, para comprovar que sua solução é multivendor. Além disso, a tecnologia merece destaque nos estandes da Alcatel-Lucent, Nortel, Starent, NEC, Samsung e Qualcomm, entre tantos outros.
Por sua vez, muito pouco se ouviu de WiMAX durante o evento. É certo que o congresso é promovido pela Associação GSM, comprometida com a LTE, motivo pelo qual a tecnologia concorrente é deixada de lado nos painéis de debate. Mas os próprios fabricantes, que concentram grande atenção na feira com seus estandes, não enfatizavam suas soluções para WiMAX. A Samsung, cujo foco em Barcelona são os terminais móveis, tinha demonstrações de WiMAX móvel. O mesmo acontecia com Huawei e ZTE, que entre os multivendors talvez sejam os mais comprometidos com a tecnologia, ao lado da Motorola.
*A jornalista viajou a convite da Nokia
http://www.telecomonline.com.br/noticias/lte-faz-sombra-ao-wimax-durante-o-mobile-world-congress
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário