04/03/2009
Dados do WiMAX Fórum indicam que até o fim de 2010, mais de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo terão acesso a redes de fio WiMAX. Atualmente existem 460 implementações desse tipo de rede em todo o mundo que proporcionam acesso a 430 milhões de pessoas em 135 países. Grande parte do crescimento esperado nestes dois próximos anos será devido às instalações previstas no Brasil e Índia.
Segundo Ron Resnick, presidente do fórum, "Esses números revelam que o ecossistema do WiMAX móvel vem tendo um crescimento forte, que ganhará mais impulso com o início da certificação de produtos na banda 3,5 GHz". Essa banda vem sendo chamada pelo mercado de quarta geração, ou simplesmente 4G.
Segundo o executivo, empresas como a Samsung e a ZTE já tem o selo de aprovação e certificação de produtos para acesso à rede WiMAX em 3,5GHz. Até 2011 espera-se que mais de 100 produtos de diversos fabricantes estejam certificados para acessar a rede sem fio, em todo o mundo.
Para a Intel, a rede WiMAX está ajudando a inclusão digital no mundo. Segundo Sean Maloney, Vice presidente executivo da empresa, 2008 entrará na história como o “ano em que o WiMAX se tornou uma realidade mundial".
Maloney afirmou que "Em mercados emergentes e maduros, empresas e governos estão implantando redes WiMAX 4G para ajudar a reduzir a exclusão digital e tornar acessível aos seus cidadãos a banda larga super-rápida".
Para ele, o WiMax não é a tecnologia do futuro, mas do presente. O Executivo afirmou que "Como muitos países olham para a banda larga como alavanca para recuperação econômica em 2009, é bom que saibam que o WiMAX está pronto. É uma realidade hoje. A tecnologia certa, no momento certo".
FONTE: Convergência Digital
quarta-feira, 4 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário