Marineide Marques
Agência também monitora crescimento no número de pedidos por canal de retorno para prestação de banda larga
A Superintendência de Comunicação de Massa da Anatel quer que algumas operadoras de MMDS expliquem porque vêm registrando queda no tráfego em suas redes e encolhimento no número de assinantes. Segundo o superintendente da agência, Ara Apkar Minassian, foram enviadas correspondências para “quatro ou cinco” operadoras com este perfil. “Pegamos aquelas que mais chamaram a atenção pela redução do tráfego”, afirmou.
Ele explica que as informações poderão servir de subsídio para a próxima rodada de renovação de licenças de MMDS, prevista para 2013. “Eu preciso ter argumentos para justificar as decisões”, disse ele, que esteve presente nesta terça-feira, 11, no primeiro dia do Congresso ABTA 2009, organizado pela Converge Comunicação.
A Anatel também vem monitorando outro movimento por parte das operadoras de MMDS. Segundo Minassian, nas últimas semanas cresceu o número de empresas que recorreu à agência pedindo canal de retorno para prestação de serviço de banda larga. O canal é necessário para que as operadoras prestem o serviço de valor agregado (SVA) com a outorga de MMDS. “Não pediram antes porque não vislumbraram a oportunidade. E agora todo mundo quer?”, questionou Minassian, sugerindo que o recente interesse esteja diretamente ligado à discussão em torno da retirada de parte do espectro das operadoras de MMDS.
Segundo o superintendente da Anatel, menos de 40 empresas, de um total de 82 outorgas concedidas, tinham autorização da Anatel para oferta de banda larga como SVA. O canal de retorno era concedido de forma gratuita pela Anatel até 2006, quando a resolução 429 encerrou a prática ao reservar parte do espectro para o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM).
http://www.telecomonline.com.br/noticias/anatel-quer-que-operadoras-de-mmds-justifiquem-queda-no-numero-de-assinantes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário