segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ABTA: retirada de espectro e insegurança jurídica inviabilizam MMDS. | Marineide Marques

Presidente da entidade assegura que só a oferta de vídeo não sustenta o negócio, que tende a morrer.

A retirada de 140 MHz do espectro de 2,5 GHz detido pelas operadoras de TV via MMDS deve inviabilizar os negócios e marcar o fim das empresas, na avaliação do presidente da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), Alexandre Annenberg. “Com apenas 50 MHz não se vai a lugar algum”, disse ele. O executivo avalia que, além do fato de que a oferta só de vídeo não sustentar o negócio, os empresários não se sentirão seguros para investir na digitalização do serviço, medida necessária para otimizar o uso do espectro. “Quem vai investir em um cenário de insegurança jurídica?”, questiona.

Na semana passada, a Anatel aprovou consulta pública propondo a retirada de 140 MHz do total de 190 MHz da faixa de 2,5 GHz hoje controlada pelas operadoras de MMDS. A partir de 2013, as operadoras móveis devem ganhar parte do espectro para implementação de redes de quarta geração na tecnologia Long Term Evolution (LTE). “As celulares querem confiscar o espectro para uma tecnologia que só estará pronta daqui a cinco anos”, reclamou Annenberg.

Mesmo com a digitalização dos 50 MHz restantes, as operadoras só teriam condições de oferecer 50 canais sem alta definição. “A limitação mata o MMDS”, diz o presidente da ABTA, lembrando que os investimentos em digitalização feitos por algumas operadoras tinham o retorno baseado na oferta de serviços de voz e dados, que ocupariam o espectro disponível. Com a proposta de consulta pública, isso fica inviabilizado.

O uso da tecnologia WiMAX na faixa de 2,5 GHz é tema do segundo painel do Congresso ABTA 2009, que começa na terça-feira em São Paulo, sob organização da Converge Comunicações. É esperada a participação de Ali Tabassi, vice-presidente da Clearwire, operadora americana que planeja cobrir os Estados Unidos com uma rede WiMAX.

http://www.teletime.com.br/News.aspx?ID=142423

Nenhum comentário: