quarta-feira, 29 de abril de 2009

Com aquisição da ITSA, Sky inicia testes para oferta de banda larga.

Por Fatima Fonseca
28 de abril de 2009

O presidente da Sky, Luiz Eduardo Baptista, informou hoje que a Sky não pretende lançar serviços de acesso a internet pela rede satelital da operadora, mas que iniciará testes com a tecnologia WiMAX, usando a faixa de frequência de 2,5 GHz da concessão da ITSA, adquirida recentemente. "Com a finalização do processo de aquisição da ITSA vamos fazer testes de banda larga nas 12 cidades onde a ITSA distribui sinais de MMDS (micro-ondas)", disse Baptista.

A operadora de MMDS ITSA (mais conhecida como Mais TV) opera nas cidades de Brasília, Goiânia e Belém e possui licença de TV por assinatura para mais nove cidades: Belo Horizonte e Uberaba, em Minas Gerais; Franca, Bauru e Presidente Prudente, em São Paulo; Caruaru, em Pernambuco; Campina Grande, na Paraíba; Porto Velho, em Rondônia e Vitória, no Espírito Santo.

“Satélite não é o melhor meio para o serviço de internet em banda larga, porque ele tem uma latência de três e quatro segundos", justificou Baptista, que espera que a Anatel mude o marco regulatório e libere o uso da faixa de frequência de 2,5 GHz para banda larga. "A Anatel estava muito ocupada com a questão do ponto adicional (da TV por assinatura), mas agora que resolveu esse assunto importantíssimo vai cuidar da 2,5 GHz", ironizou o presidente da Sky, referindo-se ao fim da cobrança do ponto extra pela TV paga.

Nenhum comentário: