quarta-feira, 29 de julho de 2009

Banda larga móvel deve ultrapassar a fixa no Brasil em 2011

Da redação
Para a Pyramid Research, o lançamento de novas ofertas pré-pagas será a chave para o crescimento.

A forte adoção da banda larga móvel entre os brasileiros fará com que a tecnologia ultrapasse a banda larga fixa em número de usuários até 2011. A projeção é da consultoria Pyramid Research, que estima para 2014 um volume superior a 27 milhões de assinantes do serviço de acesso à internet via redes móveis, o que daria uma taxa anual de crescimento de 62%, considerando o 1,5 milhão de usuários do final de 2008.

O relatório destaca que a banda larga móvel é oferecida no Brasil com um número muito limitado de planos pós-pagos, mas ressalta o pioneirismo da TIM, que lançou o primeiro serviço pré-pago. A expectativa é de que os concorrentes, principalmente Vivo e Claro, façam o mesmo, o que deve estimular a adoção da banda larga móvel a ponto da tecnologia suplantar o número de assinantes fixos. “O lançamento de ofertas de banda larga pré-paga será a chave do crescimento, oferecendo uma alternativa de conectividade mais barata em relação às operadoras fixas”, destaca o estudo da Pyramid Research.

A consultoria destaca que as operadores móveis brasileiras enfrentam deficiências de cobertura, causado pela inesperada demanda por largura de banda. “Entendemos que é necessário um esforço contínuo de implantação das redes UMTS/HSPA, não apenas para atender às metas da Anatel, mas também para dar conta da demanda por serviços de banda larga que os usuários brasileiros têm exibido nos últimos meses”.

http://www.telecomonline.com.br/noticias/banda-larga-movel-deve-ultrapassar-a-fixa-no-brasil-em-2011

Nenhum comentário: